segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Viagem - Florianópolis - Reveillon 2008/2009

No Reveillon de 2008 para 2009, fizemos uma viagem com destino àquele que é considerado como a Europa Brasileira, o Estado de Santa Catarina. Fomos para conhecer, principalmente, as cidades de Joinville, Bombinhas e Florianópolis.

Joinville

Bombinhas

Florianópolis

Nossa primeira parada foi na charmosa Joinville. Chegamos à noite na cidade, depois de já termos percorrido, de carro, mais de 1.000 km. Quando chegamos, a cidade ainda estava toda linda e com muitos enfeites de Natal.
Ficamos hospedados no Hotel IBIS. A parte externa, a entrada, o restaurante e os elevadores são bastante amplos, porém ele não possui quarto específico para pessoas com deficiência. A opção então foi ficar em outro quarto sem adaptação alguma e com porta estreita na entrada, porém deu para passar para chegar até a cama. Entrar no banheiro com a minha cadeira de rodas, nem pensar. Como foi somente uma noite, o jeito foi  mesmo se virar

mirante de Joinville

No dia seguinte, não deu para conhecermos muita coisa, porém fomos até o mirante, de onde se tem uma visão magnífica da cidade e de outros pontos próximos ã Joinville. Posteriormente, seguimos nossa rota rumo aos outros destinos: Bombinhas e Florianópolis.

Praia de Bombinhas

O segundo destino foi a tumultuada, porém bonita, praia de Bombinhas. Para quem não quer  esperar por longa fila de carro até chegar a praia e depois disputar um lugar na areia, o ideal é sair bem cedo de casa para não se aborrecer. Não há nenhum comentário a se fazer com relação à estrutura para pessoas com deficiência, pois não ficamos muito tempo nela.

Por último, estivemos na capital Catarinense com suas praias belíssimas e fantásticas. Ótimo lugar para conhecer ou rever.

Nossa hospedagem em Florianópolis foi no Hotel Moçambique, na Praia de Canasvieiras. O hotel, assim como o Ibis de Joinville, também não possui quarto específico para pessoas com deficiência. Ficamos em um quarto bem maior que o de Joinville e ele era conjugado. No banheiro, o acesso só era feito através da cadeira de banho mesmo. O hotel possui academia e piscina, mas o acesso para cadeirantes é difícil porque possui escadas.

A praia de Canasvieras é uma das melhores para um cadeirante se hospedar. Ela possui ruas planas com vagas para pessoas com deficiência, as pessoas são educadas e respeitam a faixa de pedestres. Além disso, é muito fácil o acesso à lojas, bares, restaurantes, e supermercados.

Outra praia que o cadeirante não deve deixar de conhecer é  a da Joaquina, que tem uma ótima estrutura física para receber pessoas com deficiência.

Se der para conhecer toda a ilha, ótimo, se não der, indicamos as seguintes praias: Jurerê Internacional, Brava, Ingleses, Costa do Santinho, Barra da Lagoa, Campeche, Armação e a Lagoa da Conceição.

Além das praias, não deixe de conhecer também a orla de Florianópolis que é repleta de bares restaurantes e boates, e é onde se realiza todo ano, a queima de fogos do Reveillon.

Abaixo, compartilhamos com todos algumas fotos de Floripa no Revellion de 2009/2010.